sábado, 22 de novembro de 2014

Pai leva balanço portátil a diversas paisagens para fotografar filho autista e romper preconceitos

"Para que o menino experimente novos ambientes, mas mantenha a segurança que o balanço lhe dá, o pai teve uma ideia que já rendeu muitas alegrias. Proprietário de uma empresa de telecomunicação móvel com sede em Guaíba, Pablo mandou fabricar um brinquedo portátil. Feito de ferro, o balanço possui 2,8 metros de comprimento e 2,2 metros de altura. Pode ser desmontado em cinco partes e, por isso, é transportado na caminhonete da família."


ler artigo completo aqui

Adaptador para a escrita

Uma ideia simples pode favorecer a preensão (o ato de pegar no lápis) de adultos e crianças com disfunção motora: usar a mola de roupa!
Não precisa de mais nada, basta a mola:


Encorajar a usar linguagem expressiva

Um jogo divertido para ajudar as nossas crianças a expressar a sua própria opinião sobre alguma coisa.

Bom dia!


O Outono


Pedimos aos papás que fossem connosco recolher objetos na natureza que lembrassem o Outono.

 

Na escola tínhamos pintado uma caixinha para guardar todos esses objetos: queríamos fazer a nossa caixa do Outono. Sempre que para lá olhássemos veríamos todas as coisas que lembravam o Outono


No final ficou assim. Todos os dias quando marcamos as nossas presenças e vimos como está o tempo falamos da nossa caixinha e de tudo o que lá está.
Quando vier o Inverno fazemos outra caixinha. Pensem bem no que lá iremos por!

As nossas aulas de Ginástica



Agora temos aulas de ginástica só para nós. Em pequeno grupo, tudo se torna mais fácil. fazemos exercícios com atenção mais personalizada e com muito carinho. Estas fotografias foram feitas nas primeiras sessões.


Agora já fazemos os percursos e os exercícios de forma mais independente e o nosso professor já nota progressos.
Para dizer a verdade, ficamos muito felizes quando chega a quinta-feira!

Sensorial Fit- Vestuário a pensar nas nossas crianças



É bem mais do que vestuário infantil. A sensorialFiTnasceu para promover o bem-estar global de todas as crianças, traduzindo o seu conceito em peças funcionais, interativas e customizáveis. Fáceis de vestir/despir, estas roupas estimulam a autonomia e o desenvolvimento sensório-motor, sendo por isso ideais para crianças com necessidades especiais. Eis então uma marca socialmente comprometida, com um design inclusivo.

A ideia partiu de Ângela Pires, designer de moda sensível a uma realidade que pede um olhar atento: as dificuldades de movimento de crianças com atrasos de desenvolvimento psicomotor. Para além da dependência de terceiros no seu dia a dia, designadamente para se vestirem, estas crianças têm uma necessidade constante de acompanhamento terapêutico e estimulação sensorial. SensorialFIT surge, então, com uma marca amiga, determinada em levar ao mercado coleções exclusivas criadas em conjunto com profissionais da saúde e da educação.

O projeto conta com peças-base, elaboradas em tecidos resistentes e confortáveis, a que são acrescentados acessórios geralmente utilizados em objetos e brinquedos terapêuticos. Surge assim uma roupa-brinquedo, customizada com elementos escondidos, modulares e de carácter lúdico, que convidam à descoberta ativa. De forma suave e interativa, decorre a estimulação sensorial, o trabalho da motricidade fina e o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Por tudo o que integra, e ainda que particularmente pensada para meninos com necessidades especiais, a roupa da SensorialFIT pode ser usada por todas as crianças. Elas agradecem.

Veja a entrevista aqui

Também estão no Facebook https://www.facebook.com/sensorialFIT