Um
tema específico que é muitas vezes discutido é o ensino de “por favor” e
“obrigado/a”, dizer “olá” à tia Maria quando ela está de visita, etc. –
essencialmente a polidez da interacção social. Sim, é importante quando
há interacção, porém não tão importante como ajudar as crianças com
Autismo de Alto Funcionamento ou Asperger a aprenderem a ser mais
flexíveis, espontâneas e usufruírem mais profundamente da interacção
social com todos os indivíduos com quem se encontram ao longo do dia.
Por
isso, quando estão a trabalhar com o vosso filho/criança, ponham em
primeiro lugar ajudá-los a serem sociáveis, a gostarem de interagir com
outros, a serem flexíveis e espontâneos, etc. Isto pode significar que o
vosso filho, à medida que desenvolve as suas capacidades sociais, se
torne também num Príncipe ou numa Princesa! Uma vez que estejam neste
ponto, então podem poli-los socialmente orientando-os a dizer “por
favor” e “obrigado”, a abrir as portas a terceiros, etc.
Mantenham-se
focados no que é mais importante – ajudar o vosso filho/criança a
adorar interagir com os outros – mãe, pai, irmãos, colegas, professores,
etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário