segunda-feira, 1 de julho de 2013

Criar e Manter Interações com a sua Criança para a ajudar a ser mais Social


"O autismo é uma perturbação da interação e relação social. Criar e sustentar interações com as nossas crianças é o factor principal para as ajudar a tornarem-se mais sociais.

O que é uma interacção? Bem, uma interacção pode ser tudo desde cócegas, a um jogo de tabuleiro, a você a cantar uma música, a uma conversa, a lerem em conjunto, a limpar uma bebida que verteu em conjunto.

O factor que define uma interacção não é a actividade em si, mas antes, como a sua criança está na actividade. Está a olhar, a falar, a dar atenção, está envolvida e a participar? (uma das anteriores ou uma mistura delas)?

As nossas crianças têm um talento especial por serem exclusivas e também pode parecer que estão a brincar conosco, quando de facto, não estão. Então, para determiner isto, temos de olhar de novo para a sua linguagem corporal, se estão dessintonizados de nós, se olham fixamente através de nós, se falam ou balbuceiam constantemente  enquanto nós falamos, celebramos ou jogamos, se se foca num objecto mais do que em nós (e.g. brincar com o balão, alinhando as peças do jogo de tabuleiro, virando as páginas do livro antes que você tenha a oportunidade de ler a próxima página, etc), então isto não é uma interacção.

Agora, uma interacção também pode variar na forma como a criança está consigo. Ela poderá estar no outro lado do quarto, a olhar e dar atenção, enquanto você cria algo divertido ou brinca com um objecto. Se ela nota a sua presença então é uma interacção.  O outro extremo desta escala é a criança estar mais envolvida (e.e. rir-se, vir ter consigo, falar sobre o que você está a fazer e participar), de novo, poderá ser uma ou uma mistura das situações acima descritas.

Você pode ter interacções que param e começam. Pode parecer-se com isto: a criança vem ter consigo, depois isola-se algum tempo, depois volta a tomar atenção, volta a isolar-se, cada vez que ela vem ter consigo, seja para olhar enquanto você a entretém (senta-se no canto e vê-o a encher  o balão) ou está envolvida participando consigo (e.g. pega no balão e leva-o para si para que o encha de novo), então, você quer trabalhar o tempo de atenção interactiva e prolongar o tempo que ela passa envolvida numa actividade consigo.

Leia a Dica #1 se esta situação lhe é familiar…
Algumas crianças precisam de ajuda para aprofundar a qualidade da interacção, depois de estarem nela. Isto é algo que poderá trabalhar com uma criança que mostra algum interesse no que você está a oferecer, mas uma parte dela também está ocupada a fazer outra coisa, talvez, segurar e olhar para um objecto, olhar para o horizonte, balbuciar ou verbalizar continuamente enquanto você está a brincar. Se esta situação se parece com a sua criança, então você vai querer trabalhar na qualidade e aprofundamento do nível de conexão das interacções

Leia a Dica #2 se esta situação lhe é familiar...
Algumas crianças têm o desafio de voar de actividade em actividade. Portanto, apesar de não se isolarem e de estar ligadas a si, elas passam do cantas às cócegas, a fazer desenhos, a ler, tudo em alguns minutos. Se esta situação se parece com a sua criança, manter-se num jogo ou actividade é algo que você quer trabalhar e poderá utilizar a Dica #3.

Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudá-lo a focar-se na area de desafio específica da sua criança:

Dica #1: Alongar o período de Atenção Interactiva
  • Construir, Construir, Construir! Dê-lhe muito do que ela gosta e para o qual se sente motivada antes de lhe pedir alguma coisa. Lembre-se: estar simplesmente consigo durante mais tempo já é um alongamento para ela! Se ela estiver a gostar que cante para ela, cante-lhe algumas músicas e depois peça-lhe para cantar consigo.
  • De forma divertida, chame-a de volta para o jogo quando a criança se afastar (e.g. “Então, onde vais? Vou-te fazer cócegas!”)
  • Junte-se completamente a ela quando ela se isolar! Às vezes as crianças precisam de pausas frequentes durante a interacção. Se nos juntarmos rapidamente a elas no seu mundo, mais rapidamente elas se juntarão a nós no nosso mundo.
Dica #2: Aprofundar a Qualidade da conexão e compromisso na interacção
  • Foque-se, continuadamente, no contacto ocular, com a sua criança enquanto brincam. Posicione-se ao nível dos seus olhos ou abaixo.
  • Utilize grandes gestos corporais e animação enquanto a entretém, quanto mais dinâmico for, mais chances tem de a criança se querer conectar consigo.
  • Peça-lhe para participar de forma física! Dê-lhe um papel no jogo ao convidá-la para o ajudar de alguma maneira (e.g. “Tu pegas no tijolo para construirmos a torre!”)
Dica #3: Ajudar a criança a manter-se numa interação vs voar de actividade em actividade
  • Dê alguma estrutura à interacção. Em vez de mudar de actividade em actividade com a criança, pegue na primeira coisa que lhe interessa e utilize-a com o sucesso (e.g. a criança quer bolhas de sabão, experimente dizer “eu sopro as bolhas e tu vês quantas consegues rebentar!”.
  • Utilize o interesse dela de volta ao mesmo jogo. Se está a fazer bolas de sabão e a criança coemça a bater num tambor, cante algo sobre as bolas de sabão enquanto ela bate no tambor e continue a fazer bolas de sabão. Quando a criança se focar em si outra vez, convide-a de novo a rebentar as bolhas.
  • Mantenha o piso livre de distração! Limpe os brinquedos que não estão sendo usados ​​em intervalos regulares, de modo que você pode trabalhar com uma tela em branco agradável."    Experimente estas dicas e comente abaixo com as suas experiências pessoais… :retirado de : http://blog.autismtreatmentcenter.org/ 

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