sábado, 9 de agosto de 2014

Como modificar aulas para alunos com autismo

Alunos autistas geralmente possuem uma linguagem limitada e habilidades sociais pobres. Eles também apresentam comportamentos inapropriados e repetitivos, resistem à mudança, e dão reações extremas a estímulos sensoriais. Se esses alunos estiverem incluídos na sala de aula, os professores precisarão modificar suas instruções, conteúdo da lição e estrutura da sala de aula. Todos os alunos se beneficiarão de algumas dessas modificações, assim como do contato deles com alunos de capacidades diferentes.
   
Do que precisa:
  • Figuras de itens relevantes às aulas
  • Pequenos itens para os alunos manipularem
  • Adesivos, símbolos e outros itens desejados pelo aluno

Instruções:



  1. Construa sobre os pontos fortes e interesses do aluno. Se a aula for sobre pessoas famosas dos anos 90, e um aluno autista na classe for interessado em aviões, peça ao aluno para falar sobre Lindbergh. Se ele tiver habilidades de linguagem limitadas, mas excelente habilidade para trabalhos manuais com madeira, peça-o para construir um modelo do Spirit of St. Louis.

  2. Consiga a atenção da criança antes de falar com ela. Use uma linguagem simples e direta, ao invés de expressões e linguagem figurativa. Se a aula for sobre um poema ou outro trabalho com conteúdo essencial não-literal, faça o seguinte: dê ao aluno uma lista de formas não-literais com seus significados literais; peça a outro aluno ou auxilie na explicação de cada forma não-literal ao aluno; ou discuta cada uma das formas não-literais e seus significados em aula.

  3. Avise os alunos sobre quaisquer transições por vir. Por exemplo, avise-os que a aula está para acabar com 5 ou 10 minutos de antecedência. Designe alguém para ajudar o aluno no começo de uma atividade nova ou inesperada, como um alarme de incêndio.

  4. Use auxílios visuais para instruir, organizar, instigar e motivar o aluno autista. Os alunos podem precisar de objetos manipulatórios para completar problemas de matemática, como quantas maçãs sobram se você tiver 10 e comer 6. Use adesivos ou desenhos simples para representar cada aula no horário do aluno. Descreva como completar tarefas complexas - como encontrar um livro na biblioteca ou um programa em um computador - listando e ilustrando os passos necessários. Professores também podem motivar os alunos representando o objetivo da aula de maneira relevante e desejada - por exemplo, usando a foto de um carro para representar problemas matemáticos envolvendo quilômetros por litro. Gradualmente, elimine esses estímulos visuais conforme os alunos melhoram.

  5. Alunos autistas podem requerer um tempo maior para completar uma tarefa. Regule o tempo das suas aulas para que os alunos não se apressem.

  6. Reaja constantemente ao comportamento do aluno com reforço positivo pelo comportamento adequado. Negue reforços positivos para comportamento inadequado. Reforços incluem adesivos, fichas, louvor e tempo envolvido em uma atividade. Reforços positivos devem ser dados após a conclusão de uma tarefa difícil e após a conclusão de cada etapa de um processo complexo. Reforços devem ser negados consistentemente para acessos de raiva, extensos devaneios e outras atividades inadequadas.

    Escrito por jo pick | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik

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