domingo, 22 de março de 2015

A importância de um monitor em âmbito social

 
..."Para Longuim, há técnicas de contenção corretas e a violência ou ameaça nunca devem ser utilizadas. "A violência ou ameaça não é um comportamento correto para lidar com autista. Inclusive temos vários casos de autistas que são agredidos. Eles são mais sensíveis a estímulos do que outras pessoas. Eles não compreendem o outro. Não têm uma cognição social", explica.
Longuim é coordenador de treinamento em avaliação psicológica e psicoterapia comportamental da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professor das disciplinas de psicopatologia e neuropsicologia do curso de psicologia da USF (Universidade de São Francisco).
O especialista argumenta que, muitas vezes, a agressividade apresentada pelos autistas é provocada por fatores externos. "A agressividade deles não é uma agressividade como a nossa. Tem a ver com um desconforto com o ambiente. Muitos não gostam de muito barulho, luz forte, som alto. Têm dificuldade de interação. Com esse desconforto eles não se expressam falando e sim sendo agressivos", detalhou.
Longuim enumera possíveis abordagens que poderiam ter sido feitas na ocasião, todas baseadas na análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), uma abordagem da psicologia usada para a compreensão do comportamento. "Pode-se dar um abraço no autista, dessa forma você o contém e não o machuca. Muitos sabem dessa técnica, que é para ele se sentir seguro. Tem alguns que gostam de usar um cobertor para sentirem-se seguros. Outra opção é isolá-lo e não confrontá-lo. Mostrar o braço não vai acalmá-lo". 
Longuim afirma que, além de treino específico, seria necessário um monitor para os alunos no coletivo. "É preciso ter treinocomportamental e é essencial a presença de monitor dentro desse transporte. Tem de ser capacitado e treinado. Não pode ter só o motorista", avaliou.
Outro fator levantado pelo especialista é a característica da própria patologia. "Existe um sintoma no autismo que é querer sempre a mesma coisa. Gostam de rotina, mesmos hábitos e se isso é alterado eles ficam extremamente irritados. É um sintoma do autismo que provoca uma ansiedade, irritação. Se tivesse lidado da maneira correta desde o começo, como deixar ele sentar no banco da frente como ele queria, não chegaria nesse ponto. Por isso a importância de monitor capacitado num transpote"...
excerto de artigo de   francisco lima neto santa bárbara d'oeste |

Sem comentários:

Enviar um comentário