terça-feira, 9 de março de 2010

Horário individual

O horário organiza o tempo e, simultâneamente é um suporte eficaz para a comunicação e para a interiorização de conceitos. É uma forma de fornecer ao aluno a noção de sequência indicando-lhe o que irá realizar ao longo do dia ajudando-o na antecipação e na previsão. Como resultado consegue-se compensar a dificuldade que manifesta em sequenciar e em manter-se organizado, diminuindo a ansiedade e os comportamentos disruptivos, aumentando a flexibilidade e a capacidade de aceitação da alteração à rotina.

O horário é realizado em função de cada aluno e pode ser adaptado a vários níveis de funcionalidade. Independentemente do nível funcional de cada criança/jovem
com PEA, a palavra escrita deve estar sempre presente nos horários que podem ser organizados com o recurso a:
  • objectos reais
  • partes de objectos reais
  • miniaturas
  • fotografias
  • imagens desenhadas
  • pictogramas
  • palavras escritas

Sem comentários:

Enviar um comentário