A filosofia deste modelo tem como objectivo principal ajudar a criança com PEA a crescer a e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas, de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida.
O ensino estruturado que é aplicado pelo modelo0 TEACCH, tem vindo a ser utilizado em Portugal, desde 1996, como resposta educativa aos alunos com PEA em escolas do ensino regular.
Numa perspectiva educacional, o foco do modelo TEACCH está no ensino de capacidades de comunicação, organização e prazer na partilha social. Centra-se nas áreas fortes frequentemente encontradas nas pessoas com PEA- processamento visual, memorização de rotinas funcionais e interesses especiais- e pode ser adaptado a necessidades individuais e a diferentes níveis de funcionamento.
É um modelo suficientemente flexível que se adequa à maneira de pensar e de aprende destas crianças/jovens e permite ao docente encontrar as estratégias mais adequadas para responder às necessidades de cada um.
O ensino estruturado traduz-se num conjunto de princípios e estratégias que, com base na estruturação externa do espaço, tempo, materiais e actividades promovem uma organização interna que permite facilitar os processos de aprendizagem e de autonomia das pessoas com PEA, diminuindo a ocorrência de problemas de comportamento. Através do ensino estruturado é possível:
- fornecer uma informação clara e objectiva das rotinas;
- manter um ambiente calmo e prevísivel;
- atender à sensibilidade do aluno aos estímulos sensoriais;
- propor tarefas diárias que o aluno é capaz de realizar;
- promover a autonomia.
A criação de situações de ensino/aprendizagem estruturadas minimiza as dificuldades de organização e de sequencialização proporcionando segurança e confiança e ajudando a criança/ jovem com PEA a capitalizar as suas forças.
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